Relatório de Execuçãodo Objeto ANUAL/2023 Entidade Parceira: INSTITUTO SOOAL E EDUCAOONAL ADONAI UNIDADE li Modalidade: Educação Básica/ Educação Infantil- Oeche Instrumento: Termo de Colaboração 1 Número/Ano: 00324/2022 Período de Vigência:28/03/2022 á 27/03/2024 Período de Execução: 01/01/2023 á 31/12/2023 "Valor Repassado no período:3.381.439,13" RElATÓRIO "Descrição do Objetodesta parceria: Cooperação técnica efinanceira visando disciplinar os esforços conjuntos a serem realizados pelo município e pela instituição,para o desenvolvimento complementar da educação pública e gratuita prestada pela rede municipal de Guarulhos, na modalidade Educação básica -Educação infantíl/ Creche. Atendimento de um total de: 330 vagas" "Resumo dasprovidências levadas a efeito,emambos osperíodos,para cumprimento do objeto: Temos como propósito descrever as ações educativas realizadas no ano letivo de 2023. Nossa instituição atua na cidade de Guarulhos em parceria com a prefeitura desde do mês de maio d 022, atendemos atualmente 330 crianças na faixa etária de 6 meses á 6 anos desenvolvendo propostas em onsonância com a proposta curricular de nosso munícipio quadro de saberes necessarios (QSN)." "Nosso Projeto Educacional, tem por objetivo desenvolver ações com as crianças e família ontribuindo no desenvolvimento amplo das competências e habilidades propostas no currículo alinhado" "om os planejamentos, projetos e demais propostas." "As propostas desenvolvidas, são pensadas e planejadas semanalmente com base nos conhecimento" "ue as crianças trazem, e asseguradas nos seis direitos da aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar," Expressar-se e Conhecer-se. "Realizamos experiências significativas que envolvem o eu,o brincar,o tempo, espaços, o educar e" "uidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Sendo assim primordiais" "colher, as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças, família ao ambiente escolar." "Iniciamos o atendimento aos nossos educandos,com um plano de ação a fim de viabilizar a adaptaçã" "nossa Unidade, favorecendo um local acolhedor, envolvente, rico em estímulos, onde as criança" "ivenciaram e conheceram novas oportunidades, expressando sentimentos e emoções livremente, s" "daptando POr meio de uma rotina organizada. com momentos prazerosos e de tranquilidade, constituindo" stabelecendo vínculos afetivos dentro de uma convivência de interação e amorosidade. "•111u1 .r• 1 1 rn·1r.1r lf, ·1" • O..A! "Desenvolvemos o Projeto contos classicos: Histórias Infantil (chapeuzinho vernelho, três porquinhos) etc. O" "projeto contos oferece a criança uma forma lúdica de aprender e contribuir na formação do ser humano, em" "um ato simples como essse pode estimular o desenvolvimento psicológico cultural, emocional, cognitivo e" "criativo. Dando continuidade aos projetos ao longo do ano Projeto: Conhecendo os animais (do jardins," "aquáticos, terrestres e os aéreos). O principal objetivo foi ampliar os conhecimentos da criança sobre o mundo" "natural e animal,oportunizando que ela desenvolva a curiosidade e a capacidade de observação." Projeto: A importância do brincar (realizamos durante uma semana). O brincar é uma atividade que auxilia "na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, tisicas, afetivas, cognitivas e" "emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam" "sentem,reinventam e se movimenta." "Projeto : Minha sala leitora, Prefeitura entregou livros (Caixa do Brincar, Brincando de Sombras e Príncipe Preto), onde tivemos a possibilidade de trabalhar com a diversidade e utilizar materiais não" "estruturados,estimulando a pratica da leitura . Trabalhamos de forma muito produtiva onde as crianças" "conseguiram manusear e fazer uso da sua imginação, desenvolvendo e ampliando seu vocabulário e a" "criatividade e descoberta do mundo imaginário, por exemplo." "Dessa maneira, a eduacação deve resgatar o repertório que toda história infantil oferece para apresentar às" crianças as diferenças entre as culturas e as pessoas. "Em todos os projetos tivemos a participação efetiva de toda equipe escolar, alunos e familias, com ternas" ricos em conteúdo para o desenvolvimento das atividades durante o período. "Elaboramos propostas relacionadas ao tema dos projetos desenvolvidos como: roda de conversa, histórias," "músicas,confecção de brinquedos,cartazes, diversidade cultural,colaborando com o conhecimento, respeito," ampliando nosso olhar para a nossa cultura e a diversidade que envolve a todos. Finalizamos nossos projetos "promovendo para as crianças um momento significativo e proveitoso, por meio do lúdico proporcionado" vivências relacionadas e essa temática. Dando continuidade em nossas propostas com o enfoque em uma aprendizagem ativa e lúdica partindo da "exploração,interação e criatividade de nossos educandos o brincar heurístico foi inserido em nossas vivências," pois esse modo de brincar espontâneo permite a livre exploração desenvolvendo habilidades e novos conhecimentos. Foram realizadas ao longo desse ano letivo propostas que permitiram o desenvolvimento integral do educando. "Com planejamentos semanais diariamente foram oferecidas vivências, brincadeiras, nos diversos espaços possibilitando que as crianças,tenham conhecimento do mundo em que vivem, e seus aspectos culturais e" sociais. "Desta forma foram atingidos os objetivos propostos,assegurando senso de coletividade, uso ampliado da" "linguagem, interações significativas e experiências pautadas nos documentos que regem o trabalho com a" Educação Infantil. ./ _...- · ---·--·-..- -· Digitalizado com CamScanner Digitalizado com CamScanner - F' -·::- - r' 1 "E assim finalizamos um ano cheio de aprendizagens, cumprindo nosso papel que vai além da" assistência as diversidades. "crianças, transmitindo valores baseados na moral e na ética, respeitando as" Visando sempre o crescimento saudável de nossos educandos baseando se no desenvolvimento "pleno em todos os aspectos atendendo a necessidade de afeto,alimentação, segurança, integridade e bem estar, durante o periodo em que permancem na Instituição de ensino." "Buscando um fututo mais promissor, norteando a necessidade de mostrar a cada criança que atitudes responsáveis e criativas, são ferramentas importantes na lapidação de seu amanhã visando sempre autonomia e individualidade de cada educando." "E isso só é possível em um ambiente que incentive a relação afetiva, acolhedora e o senso crítico" "tornando cidadões consientes de seus direitos e deveres, em que toda a equipe da nossa Creche Joaquina Porfírio proporcionamos e incentiva com muito comprometimento e dedicação constante." ..- --- Digitalizado com CamScanner (Metas iniciais constantes do Plano de Trabalho) Descrição da Meta 01 atricular 100% (cem por cento) das "· nças, de acordo com o número de" endimento previsto para a unidade 02 wmpanhar e tomar asdevMlas rovidências para assegurar a uênda de todas as crianças; 03 arantir 100%(cem por cento) de tuidade no atendimento; Quantidade pretendida 100 % 100 % 100 % Quantidade executada 95% 100 % 100 % Meios para aferição de consulta ao sistema a Rede Municipal de Educação. O a l.00% nsulta as anotações efetuada. Registros de Açiii pervisora realizada através d · ·ta.s •jnloca• mensalmente . écfia Geral da Unidade Escolar • Frequencia Frequentes Relltistros em arquiYo.s próprios a SE (se houver denúncia) além oco· mensalmente. mpriu - Cumpriu 100 % 100 % "egistro fotográfico em todas as ·sitas.." "04 arantir a limpeza a limpeza, higiene rganização de todos os espaços para" "pleno funcionamento da unidade lar, a fim de assegurar um" mbiente de qualidade para as O a l00% 05 anter o quadro de recursos manos previsto 06 100 % 100 % "100 ""'" 100 % egistro dura nte as vísitas "riódicas, rompara nd·o com o" lano de Trabalho. O a 100% mpanhamento das onnações quando oferecidas la SE e pela própriaInstituição•. través de reuniões com a uipe gestora da unidade lar. 07 anter organizada e atualizada lllm' cem por cento) da documentação da 100 % 100 % 100 % "nidade Educacional, das crianças endida.sedosfuncionários." 08 "rantir uma alimentação saudável, e qualidade e c:om boa apresent..ção" 100 % 100% (cem por cento) das crianças "endidas, segundo o disposto no" ma de Afnnentação Escolar PNAE); "09 rantir cond, ambientes e" dos espaços adequ*5 ra o bem-estar eo desenvolvimento ntegral de todas as crianças tendidas; "10 mplementar e manter Instrumentos particlpaçlo da comunidade, rantlndo ttansparfnda nas aç6es dai nldade Educacional;" 100 % 100 % 100 % 100 % "pelo menoslvez ao •mo, visita" a comissão especial de vistoria . priu CUmpriu anu;it 11 roporcionar aprendizagens e • ências enriquecedoras para 100% cem por cento) das crianças atriculadas em consonância com as iretrizes da SE; 12 rantir a qualidade das atividades 100 % 100 % panhamento durante as m e para as crianças em nsonânáa com as diretrizes da SE 100 % 100 % """sitas periódicas." mpriu - Cumpriu 13 rantir a boa e regular aplicação dos "rsos recebidos, de amnlo com a" lanilha de Apficação de Recursos. 100 % 100 % mpanhamento da aquisição e itens necessários ao tendimento aos alunos durante svisitas periódicas . mpriu Cumpriu A análise das planilhas será ealizada através da Divisão écnica de Prestação de Contas. Justificativa (CASO AS METAS PROPOSTAS NÃO TENHAM SIDO ALCANÇADAS}: M ETA 1:A META NÃO FOI ATINGIDA 100% DEVIDO NÃO TER LISTA DE ESPERA. ificuldades encontradas para o cumprimento das metas: FALTA DE LISTA ESPERA EMISSÃO Data:3Ul2/2023 Assinatura/carimbo do Responsável Legal da Entidade Parceira CPF: 31L603.023